SUGESTÕES
 
 
 
       
 

Luc Mombito
Foi muito enriquecedora a experiência do debate político. Pessoalmente fico grato pela UNI V 2008! Só espero que se pondere em aumentar o tempo concedido aos oradores.
06-09-2008 | 19:12

Resposta Carlos Coelho:
Olá Luc,

Obrigado pela sugestão. Esse é o principal problema na UNIV... a falta de tempo e a necessidade de o gerir bem. É assim também na vida e na política !

CC

       
       
 

Vasco Galhofo
Sugiro que em futuras UV se tenha um maior controle sobre participantes que estão mais interessados em perturbar do que estar com espírito de companheirismo e aprendizagem na UV.
06-09-2008 | 19:05

Resposta Carlos Coelho:
Olá Vasco,

Há sempre de tudo, mesmo na UNIV. E estamos atentos a todas as formas de participação e de companheirismo. Mas acreditamos mais no sentido de responsabilidade de todos do que em qualquer forma de controlo.

CC

       
       
 

Elsa Marmelo
Melhorar a rede internet... nos quartos do 3.º andar não temos acesso á internet, dificulta o trabalho pós aulas.
06-09-2008 | 18:24

Resposta Carlos Coelho:
Olá Elsa,

De facto a rede Wireless não chega tão alto. Enquanto não conseguirmos melhorar, teremos de trabalhar no R/C e no primeiro andar.

CC

       
       
 

Elsa Marmelo
Entregar aos alunos uma avaliação final, na qual conste aspectos positivos e negativos. Assim, poderiamos melhorar os nossos pontos negativos.... e pró ano uma UV Nível II, e dar provas dos nossos melhoramentos....
06-09-2008 | 18:21

Resposta Carlos Coelho:
Olá Elsa,

Com a distribuição do Diploma de 2008 haverá uma resenha de participação e alguns dados de avaliação.

CC

       
       
 

Elsa Marmelo
Mais aulas como a simulação desta tarde! Reune a prática, a teórica e avaliação directa.
06-09-2008 | 18:17

Resposta Carlos Coelho:
Olá Elsa,

Obrigado pela sugestão. Mas como o tempo não é elástico. O que cortamos no Programa ?

CC

       
       
 

Nuno Pais
Deverá haver mais interaccção enre os vários grupo atraves de trabalhos de grupo, actividades conjuntos. Não deverá ser negada a oportunidade nem de brindar, nem de receber um anfitrião. Se em tudo na Universidade de Verão é equitivo, nesse aspecto penso que se estão a contrariar. Poderão estar dois grupos com o anfitrião. Um grupo durante o jantar e o outro na momento de tomar café, conversando até ao começo da conferência.
06-09-2008 | 16:36

Resposta Carlos Coelho:
Olá Nuno,

Muito obrigado pela sugestão. Exactamente para garantirmos a equidade encontrámos forma dos 10 grupos estarem envolvidos nos 5 jantares-conferência: um a fazer o brinde, outro como Grupo anfitrião e dois a apresentarem poemas. Nem todos os convidados chegam a tempo de "provocar" o convívio com um segundo grupo antes de iniciar o jantar. Mudar de cadeiras entre o jantar e o café, não me parece uma ideia muito feliz.

CC

       
       
 

Alberto Simão
Sugiro que, numa futura Universidade, sejam usadas mesas (na sala de conferência) diferentes das por nós utilizadas, principalmente, porque, têm "pernas longas" o que faz com que os alunos estejam desconfortáveis durante a aula. Não quero com isto dizer que a sala de conferências deva ser munida de sofás e "puffs", mas, trocando as mesas, evitar-se-iam as constantes trocas de posição que originam distracção.

P.S. Creio, seriamente, que nenhum aluno de uma futura UV se queixasse por ter aulas em sofás ou "puffs", por isso, não se acanhem... :P
06-09-2008 | 13:00

Resposta Carlos Coelho:
Olá Alberto,

Já recebi várias sugestões no mesmo sentido. Vamos ver se conseguimos fazer melhor no futuro.

CC

       
       
 

André Matias
Devido á elevada quantidade de papel gasta durante a UV,penso que seria de todo interessante se mais uma vez fossemos uma Universidade , e dessemos o exemplo começando a utilizar ja para o ano papel reciclavel.
06-09-2008 | 12:57

Resposta Carlos Coelho:
Olá André,

Quase todos os produtos em papel são em papel reciclado. Mas podemos fazer melhor !

CC

       
       
 

Goreti Martins
Sugiro que os filmes das intervenções feitas pelos alunos lhes sejam fornecidas. Ao nos vermos podemos detectar falhas, erros. Podemos analisar-nos, avaliar-nos. Assim temos a hipotese de nos corrigirmos e trabalhar para sermos melhores.
06-09-2008 | 12:28

       
       
 

Catarina Gomes
Sugiro que criem uma alternativa no site da UV, para poder possibilitar fazer "sugestões" anonimas.
06-09-2008 | 12:13

Resposta Carlos Coelho:
Olá Catarina,

O problema é que como há várias pessoas (pessoal do Hotel, convidados, visitantes, jornalistas, etc.) que passam pelos computadores e visitam o site da INTRANET não podemos ter sugestões anónimas sem ternos a certeza que elas são exclusivamente apresentadas pelos participantes legítimos da UNIV. O impresso anónimo depositado com os votos à saída de cada Sessão pareceu-nos ser a melhor maneira.

CC

       
       
 

Marie Claire
Gostaria que na próxima UV fosse dada, aos alunos, a possibilidade de se expressarem diariamente sobre o melhor e o pior de cada dia.
06-09-2008 | 12:01

Resposta Carlos Coelho:
Olá Marie Claire,

Boa ideia. Vamos tentar adoptar para o próximo ano.

CC

       
       
 

Ana Velosa
Gostaria de sugerir que na próxima UV fosse convidado para um jantar -conferência o Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim, uma vez que é uma das figuras do partido.
06-09-2008 | 11:35

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ana,

Muito obrigado pela sugestão. A escolha dos oradores tem a ver com os temas e o momento político. O convite ao Dr. Carlos Costa Neves foi ditado pela proximidade das eleições regionais na Região Autónoma dos Açores.

CC

       
       
 

Ana Velosa
A aula leccionada pelo reitor Carlos Coelho e o Dr Rodrigo Moita de Deus, «falar claro», foi do agrado de todos, assim sendo sugiro que na próxima UV seja abordada também a PNL, programação neurolinguística, uma vez que está intimamente ligado com o tema pois apresenta técnicas para cativar o público alvo. Já agora congratulo a organização porque consciente ou inconscientemente usaram as técnicas de PNL e atrairam desde pessoas visuais, auditivas e sinestésicas .
06-09-2008 | 11:30

       
       
 

António Barroso
DEVIDO Á IMPORTÂNCIA DAS ELEIÇÕES AMERICANAS NO CONTEXTO GEOPOLÍTICO, SUGIRO QUE NUMA PRÓXIMA EDIÇÃO, DE FORMA ORAL OU ESCRITA SE INFORME RELATIVAMENTE AO SISTEMA ELEITORAL AMERICANO, SEM DESCURAR AS PRIMÁRIAS
06-09-2008 | 02:13

Resposta Carlos Coelho:
Olá António,

Obrigado pela sugestão. O problema é que para colocar mais um tema, temos de retirar outro (o tempo não é elástico). qual seria o tema da UNIV 2008 que você tirava ?

CC

       
       
 

António Barroso
Sugiro que em próximas edições, em termos orais ou através de documentação escrita se explica quais os órgãos políticos existentes, o sua forma de funcionar e também o método de hondt.
06-09-2008 | 02:11

Resposta Carlos Coelho:
Olá António,

Obrigado pela sugestão. Parece-me importante fazê-lo. Vamos ver como.

CC

       
       
 

Cláudia Cordeiro
Sugestão:
www.veraolaranja08.blogspot.com

P.S. - mas que bela sugestão!
06-09-2008 | 02:05

       
       
 

Irina Martins
Seria bom que no fim da Universidade de Verão fosse entregue a cada um dos alunos um DVD com as imagens dos melhores momentos desta intensa semana de trabalho, ou então que estas imagens ficassem disponíveis na net para download. Assim todos levaríamos connosco algo para recordar sempre que a saudade apertasse.
05-09-2008 | 23:35

       
       
 

Catarina Gomes
Sugiro aos nosso queridos colegas que passem a evitar deixar água nos copos e a fechar correctamente a garrafa de agua! Desta forma, evitaremos um diluvio na sala de conferências.=)
05-09-2008 | 19:53

Resposta Carlos Coelho:
Olá Catarina,

Não sei em que parte da sala estava sentada mas houve um problema com o aparelho de ar condicionado que libertou água por debaixo. Já está resolvido mas pode ser que a água a que se refere tenha resultado disso e não de garrafas ou copos de participantes. De qualquer modo, o conselho é sempre útil.

CC

       
       
 

Alberto Fernandes
A TV UV só pode ser classificada como um êxito! Mas tenho uma sugestão para próximas edições: que em cada quarto se coloque equipamento do tipo da TV Cabo que permita cada um de nós escolher os vídeos a ver e interagir com a TV UV. Tenho perfeita consciência que isso implica um elevado investimento, mas fica a ideia para o futuro.
05-09-2008 | 19:12

Resposta Carlos Coelho:
Olá Alberto,

Nós não podemos fazer esse investimento e duvido que um hotel barato (exigência das nossas limitações orçamentais) disponha desses equipamentos. Mas não custa nada sonhar :)

CC

       
       
 

João Almeida
Verificada que está a questão do tempo (já que os dias da UV não podem ter 30 horas como alguém já referiu), não seria de valor adicional que, tal como para outras personalidades, existisse um número de perguntas aos oradores das diversas aulas através do site da UV? Haveria um seguimento para algumas das perguntas que ficam por fazer diariamente. É óbvio que exige uma disponibilidade extra dos oradores convidados, mas creio que tornaria o conhecimento absorvido ainda maior. Obrigado
05-09-2008 | 19:09

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Boa ideia para o futuro, embora não esteja muito optimista. Sei bem o que custou encontrar tempo e disponibilidade para pessoas com a qualidade daquelas que aqui vieram poderem integrar o nosso Programa. Se além disso ainda lhes pedirmos para responderem a perguntas por escrito, podemos recear mais recusas... Mas não custa nada tentar.

CC

       
       
 

Alberto Fernandes
Na próxima edição da UV deveria haver uma conferência sobre ciência política que focasse especialmente as matérias das formas de governo, dos diferentes tipos de partidos e dos meios de participação política. Obviamente com um orador ao nível da qualidade que a UV nos habitou.
05-09-2008 | 19:00

Resposta Carlos Coelho:
Olá Alberto,

Obrigado pela sugestão. Sugiro que reitere essa sugestão na avaliação final na resposta aos temas e conferências que incluiria se fosse você a definir a estrutura da Universidade de Verão.

CC

       
       
 

André Matias
Em meu entender , penso que poderia ser realizado , uma vez que este ano ja existe a UVTV, um video de alguns minutos exibindo os melhores momentos da UIV ao longo de toda a semana. Transmitindo assim toda a emotividade que envolve esta semana.



Obrigado
05-09-2008 | 18:50

Resposta Carlos Coelho:
Olá André,

Boa ideia ! Vamos tentar produzir esse vídeo.

CC

       
       
 

André Matias
Seja criado um sistema em que se coordene melhor o número de intervenções que cada aluno faz, uma vez que existe bastante participação dos mesmos alunos sobre todas as problemáticas. Criado um número máximo de participações em cada dois dias.
05-09-2008 | 17:54 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá André,

O Pedro Rodrigues está consciente disso e vamos ser mais rigorosos nas perguntas "catch the eye". Já outros colegas seus se queixaram do mesmo.

CC

       
       
 

João Almeida
Mais uma vez, agora na sessão Obama vs McCain, muitos não poderam participar. Por um lado, verificamos que não há tempo e seja perceptível que nem todos o possam fazer mas, como já referi noutra situação, é importante clarificar quando devemos pedir participação perante a mesa. Arrependo-me de mais uma vez não ter conseguido participar.
05-09-2008 | 17:33

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Aqui também a rapidez é necessária. Como o tempo é sempre escasso, convém ser o primeiro a pedir a palavra.

CC

       
       
 

André Aldeia
Alguns de nós por natureza pessoal estão aqui não só pelo crescimento pessoal mas por um crescimento global e cooperativo.

É do nosso interesse partilhar com os que nos rodeiam, especialmente nas nossas secções, tudo o que aqui aprendemos e por isso sugiro que no final das Universidades de Verão se forneça toda a informação e apresentações possíveis que passou por nós ao longo de toda a universidade em formato digital.



Prevendo que este tipo de compilação e gravação seja demorado e dispendioso sugiro também que a mesma seja paga, se necessário e enviada posteriormente.
05-09-2008 | 16:47

Resposta Carlos Coelho:
Olá André,

Estamos a tentar colocar toda a informação na INTRANET para poderem fazer o download. Quando distribuirmos os Diplomas de 2008 entregaremos um DVD com toda a informação que conseguirmos colocar.

CC

       
       
 

Frederico Saraiva
Mais uma sugestão em complemento à sugestão de a UV começar a fazer reciclagem, é que a implementarmos essa medida, poderíamos projectar ainda mais a nossa Universidade fazendo uma controlo efectivo de quanto reciclamos. Por exemplo sabermos quantos Kg de papel reciclaríamos por dia, bem como plásticos, vidros etc...

Isto foi feito em outros grandes eventos como por exemplo o Rock in Rio.


05-09-2008 | 16:10

Resposta Carlos Coelho:
Olá Frederico,

É uma excelente sugestão que agradeço. Já não vamos a tempo, porém de adoptá-la nesta UNIV. Fá-lo-emos em 2009, se Deus quiser.

CC

       
       
 

Frederico Saraiva
Após a importância que demos nestes últimos dia ao ambiente e toda a sua envolvente, sugiro que nas próximas edições da UV seja instalado alguns mini-ecopontos nos espaços comuns de forma a darmos o exemplo, uma vez que o Hotel não tem este tipo de infra-estruturas de raiz. O ideal seria estender aos quartos, embora entenda que em termos logísticos possa ser difícil.

No entanto um coisa é certa, não podemos ficar só pelas palavras.


05-09-2008 | 15:47

Resposta Carlos Coelho:
Olá Frederico,

Tal como a outra sugestão que você deu sobre a contabilização da reciclagem é uma boa ideia mas que só poderemos concretizar em próxima UNIV.

CC

       
       
 

Frederico Saraiva
Depois de já ter anteriormente sugerido aos membros da Mesa que talvez pudessem ter mais em atenção ao facto que nas perguntas "Catch the Eye" poder ser tomado em conta os grupos e não só a ordem de inscrição, surge agora mais uma questão que me parece relevante.

Penso que seria mais proveitoso para as sessões e para os alunos, que o moderador não permitisse que uma pessoa só, fizesse mais do que uma pergunta na mesma intervenção. Sabemos que é difícil falarmos todos, mas assim será ainda mais. Todos estamos aqui para aprender e todos gostaríamos de intervir mais, mas penso também que acima de tudo devemos ter respeito uns pelos outros. Se não conseguimos por nós próprios, a Mesa deveria intervir na minha opinião. Como não quero só apresentar problemas, fica aqui duas sugestões para tentar resolver o problema.

1º O moderador após a exposição do aluno e ter identificado mais do que uma questão ou reflexão na mesma intervenção, poderia questiona-lo qual das questões quer ver respondida;

2ª Outra forma será, tendo em conta que para os convidados não ser agradável assistirem a uma situação idêntica ao 1º ponto, o moderador poderia identificar a pessoa e no termo da aula educar o interveniente e de alguma forma penalizar o seu grupo de forma a responsabilizar todos como forma de pressão.

Lamento a extensão do post, mas era algo que me estava a incomodar e me parece importante para a participação ser mais equitativa.


05-09-2008 | 15:40

Resposta Carlos Coelho:
Olá Frederico,

Não tem de pedir desculpa por participar construtivamente. E isto não é um blog portanto não há convenções sobre a extensão.
Vou passar a sugestão, que me parece bem pensada, ao Pedro Rodrigues.

CC

       
       
 

Tiago Laranjeiro
Sugiro que, para o ano, o sítio da intranet tenham mais compatibilidade com outros browsers que não o Internet Explorer. Uso o Firefox e tenho experimentado alguns problemas.
05-09-2008 | 15:34

Resposta Carlos Coelho:
Olá Tiago,

Eu tenho utilizado o SAFARI e também tive alguns problemas. Espero que os nossos informáticos mais microsftianos respeitem a diferença dos inteligentes utilizadores macintoshianos :)

CC

       
       
 

Filipa Bandeira
Gostava de sugerir que fosse montado um vídeo com a intervenção do Presidente Pedro Rodrigues após o debate de ontem "Os jovens e a política" e disponibilizado no site da JSD para que todos os jovens portugueses tenham a mesma oportunidade que nós tivémos em ouvir as suas ideias motivadoras.
05-09-2008 | 15:24

Resposta Carlos Coelho:
Olá Filipa,

Excelente ideia ! Vou passá-la ao Pedro de imediato.

CC

       
       
 

Teresa Luísa Silva
Sugiro que se consiga prolongar o espaço aberto a questões a convidados passados, ou melhor, que todos os intervenientes na UV pudessem estar receptivos à discussão, desde o início até ao fim da UV. Compreendo que seja impossível responder a todas as questões que são levantadas durante toda a semana, mas é importante que não fiquemos mal informados ou esclarecidos. O grupo universitário é muito heterogéneo, faz parte dos objectivos da UV que todos fiquem a saber mais sobre qualquer assunto.
05-09-2008 | 14:41

Resposta Carlos Coelho:
Olá Teresa,

Tenho tentado os possíveis e os impossíveis para estimular a concisão dos oradores de forma a termos mais tempo para o debate. Nem sempre bem sucedido...
Há opiniões para tudo, porém... E nem todas no mesmo sentido. Alguns colegas seus fizeram-me chegar sugestões no sentido de reduzir os tempos de debate cortando a possibilidade de todos os grupos fazerem perguntas.

CC

       
       
 

João Almeida
Sugiro que a requisição para a participação no "Catch the Eye" tenha um momento de início especifico, decidido pela mesa e comunicado aos alunos. Obrigado
05-09-2008 | 13:07

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Parece-me bem ! Vou passar a sugestão ao Pedro Rodrigues.

CC

       
       
 

João Almeida
Sugiro a todos os membros que mantenham os níveis de ruído onde estes devem estar, isto é, bem abaixo dos actuais. Torna-se vergonhoso perante a organização, os oradores e quem de facto se mantêm em silêncio. Não digo, de maneira nenhuma, que o comportamento que pretendo seja o silêncio absoluto, isto porque grande parte das actividades necessitam de algum debate entre o grupo durante as aulas, mas com certeza que existe uma situação intermédia entre esse extremo e a situação actual. Obrigado
05-09-2008 | 13:06

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Acho que tem toda a razão. Algum cansaço pode justificar (em parte) alguma indisciplina mas um pouco mais de respeito por quem fala não ficaria mal a ninguém.

CC

       
       
 

Nuno Bastos
Esta Universidade de Verão não acabe sem que sejam tocados os hinos da JSD e do PSD: a bem da nossa formação político-musical!
05-09-2008 | 12:57 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Nuno,

Vamos seguir a sua sugestão. Na Sessão de Encerramento vamos colocar os hinos antes dos discursos.

CC

       
       
 

Alberto Fernandes
Voltando à questão da eleição por voto secreto do coordenador dos grupos e à resposta que o Director Carlos Coelho teve a amabilidade de me dar, gostaria de acresecentar que concordo plenamente com as "missões", e sugiro que no fim das mesmas, se eleja, então, o coordenador pelo voto secreto.
05-09-2008 | 12:47

Resposta Carlos Coelho:
Olá Alberto,

Obrigado pela sugestão. Quanto à amabilidade, adjectivo que agradeço, permita-me que lhe diga que para mim trata-se de uma obrigação. As sugestões só fazem sentido se forem lidas e respondidas por mim. Se fosse para encher a INTRANET seria um exercício fútil e inconsequente.

CC

       
       
 

Fausto Amaral
Acredito ser importante convidar, numa próxima edição da excelente Universidade de Verão, uma personagem do mundo jornalístico. Um correspondente, um pivot de televisão, um colunista conhecido, um director, etc... Para além das inumeras estórias que com certeza teria para nos contar, daria aos alunos uma melhor percepção de como é a relação entre política e jornalismo.
05-09-2008 | 11:44

Resposta Carlos Coelho:
Olá Fausto,

Fiz esses convites quer este ano, quer no ano anterior. Em ambos os casos depois de aceitar o convite, as pessoas convidadas voltaram atrás na aceitação antecipando receios de que a sua imagem de isenção viesse a ficar prejudicada.

CC

       
       
 

Vasco Galhofo
Sugiro que seja compilado um dossiê com as melhores propostas da sessão de quinta-feira, sobre o estudo "Os jovens e a Política" e que seja encaminhado para o grupo parlamentar do PSD.
05-09-2008 | 10:56

Resposta Carlos Coelho:
Olá Vasco,

Vou passar essa sugestão ao Pedro Rodrigues. Parece-me que deve ser uma iniciativa da JSD. Admito que o Pedro queira fazer algo diferente. O JUV de amanhã trará uma separata sobre as vossas conclusões e propostas.

CC

       
       
 

Alberto Fernandes
Sugiro que em próximas edições da UV os coordenadores dos grupos sejam obrigatoriamente eleitos por voto secreto pelos elementos do grupo dado que se trata de uma eleição sobre pessoas.
04-09-2008 | 23:56

Resposta Carlos Coelho:
Olá Alberto,

Muito obrigado pela sugestão. Vamos ponderá-la. Não pensámos em impor uma lógica eleitoral típica porque os grupos não se conhecem e têm de escolher o seu Coordenador logo na primeira reunião.
Na UNIV 2008 (pela primeira vez) definimos um sistema de missões a "conta-gotas" exactamente para criar as condições para que a escolha do Coordenador fosse a última das missões na primeira reunião (esperando que se se conhecessem um pouco melhor). Em anteriores UNIVs havia grupos que faziam a escolha antes das outras missões e houve Coordenadores escolhidos por sorteio...

CC

       
       
 

João Miranda
Na minha opinião a UV poderia ser mais "amiga do ambiente".

Tendo como ponto de partida a aula de hoje, penso que o gasto de papel, de tinteiros é exagerado assim como o de envelopes, e até água...seria razoável também se fosse imposto um limite razoável às fotocópias de cada grupo, não um limite que nos dificultasse a realizaçao das tarefas, mas um limite que nos levasse a fazer um uso mais racional dos recursos.



Parabéns pela excelente organização e pelos dias passados.
04-09-2008 | 19:16

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Fico contente por estar a apreciar a UNIV.
Em todas as edições esta sugestão é recorrente. E a crítica ao consumo de papel... Já adoptámos papel reciclado e temos centros de recolha para a reciclagem do papel mas ainda não é possível eliminarmos o papel na UNIV. Pode ser que um dia possamos ter um UNIV só com informação digital a circular.
E há alguns pormenores que por vezes podem parecer desnecessários ou até redundantes para quem não tenha toda a informação, sobre a sua razão de ser na mecânica organizativa da UNIV.

CC

       
       
 

Samuel Vilela
Penso que seria muito importante clarificar aos grupos que a Assembleia extraordinária/Conferência de imprensa não é uma simulação de parlamento com pergunta/resposta entre deputados ou deputados/governo. Pelo que percebi o objectivo seria responder ao "jornalista" com clareza e sem atacar dado que o "jornalista" seria o mensageiro para o público em geral. Uma interpertação mais correcta dos papéis seria positivo.
04-09-2008 | 17:06 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Samuel,

Tem toda a razão. O espírito da simulação era de uma relação entre o protagonista político e o jornalista.

CC

       
       
 

Rita Lapa
Reduzir um pouco a duração das aulas e da intervenção dos convidados dos jantares-conferência visto que dado o cansaço acumulado não é simples estar duas horas e meia atento. Penso que essa redução poderá passar por diminuir o número de questões aos convidados. Nem todos os grupos fariam questões a todos os convidados, fazendo-se essa selecção por sorteio. Esta medida poderia trazer outra vantagem que seria mais tempo para trabalhar em grupo durante o dia evitando o trabalho até tão tarde e o consequente cansaço excessivo que, sem dúvida, perturba o nosso rendimento.
04-09-2008 | 15:47

Resposta Carlos Coelho:
Olá Rita,

Percebo-a bem mas todos vamos ter de fazer um esforço de lutar contra o cansaço. Não é possível agora reduzir os tempos de intervenção dos grupos. Há colegas seus a pedir-me o contrário: prolongar o tempo para permitir mais perguntas catch the eye, por exemplo. Pela minha parte vou sensibilizar os convidados ao jantar para serem mais rápidos nas respostas mas é sempre complicado limitar a palavra a quem convidámos para nos vir falar.

CC

       
       
 

Alberto Fernandes
Só posso imaginar o volume de trabalho que os serviços têm, por isso, não interpretem mal o que vou dizer. Peço-lhes o favor de minorarem ao máximo as gralhas aquando da passagem das perguntas em escrito para suporte informático É que algumas das gralhas são inócuas, mas outras quando lidas pelos oradores podem levar os mesmos a pensar que temos uma iliteracia funcional na língua portuguesa (ex. da pergunta a Alexandre Relvas: foi trocada a palavra IMPLEMENTAR por INCITAR).

Outro ponto: na edição do JUV a minha pergunta a João de Deus Pinheiro apareceu como respondida e não aparece no portal.

Bem hajam e obrigado.
04-09-2008 | 15:08

Resposta Carlos Coelho:
Olá Alberto,

Peço desculpa pelas gralhas. Foi por isso que eu vos estimulei a, tanto quando possível, usarem a INTRANET para evitar erros na interpretação das diversas caligrafias.
Vamos corrigir o dado sobre a sua resposta. Foi o Prof. João de Deus Pinheiro que nos indicou que lhe estava a responder bem como ao António Barroso.

CC

       
       
 

Cristina Dias
Porque as regras para cumprir e, porque acima de tudo, deve haver respeito entre os grupos, sugiro que seja tido em conta os grupos que respeitam a regra de "Apenas uma questão" em termos da Avaliação Final.
04-09-2008 | 14:15 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Cristina,

Muito obrigado pela sua sugestão. Ela será tida em conta. Embora em vez de penalizar quem não as respeita, eu preferisse que todos usassem da palavra de acordo com as regras.

CC

       
       
 

Alberto Fernandes
Na sala de conferências temáticas se tomem medidas contra o barulho de fundo que habitualmente vai em crescendo à medidade que corre a sessão e que se gera mais na parte detrás da sala, e ainda que não seja permitido a marcação antecipada de lugares para que todos os grupos tenham a oportunidade de se sentarem nas filas da frente.
04-09-2008 | 14:13 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Alberto,

Não há marcação antecipada de lugares. O que sucede é que os grupos tendem a sentar-se em conjunto na sala. E sucede também que os participantes deixam as suas pastas da sessão da manhã para a sessão da tarde.
De resto, quem chega mais cedo de manhã tem o privilégio de escolher o seu lugar.

CC

       
       
 

Marco Rodrigues
Sugiro café after hours grátis para todos para melhor rendimento poder tirar.
04-09-2008 | 12:54

       
       
 

Goreti Martins
Na Revista de Imprensa cada noticia poderia ser acompanhada da respectiva fonte. Assim ficavamos a saber que jornal publicou determinada noticia. De forma a não aumentar o nº de páginas as fontes só estariam no final de cada noticia.
04-09-2008 | 10:30

Resposta Carlos Coelho:
Olá Goreti,

Obrigado pela sugestão. Vou passar a sua "dica" ao Tomás. Por vezes, há notícias que têm mais do que uma fonte. Admito que nesses casos possa não ser muito prático... Mas o Tomás verá o que pode fazer.

CC

       
       
 

Frederico Saraiva
Nas perguntas "Catch the eye", o moderador quando tem muitas pessoas inscritas, deve fazer uma selecção, não pela tradicional ordem de inscrição, mas de uma forma mais homogénea em termos de membros de grupos inscritos, dando oportunidade a todos os grupos tanto quanto possível.


04-09-2008 | 09:36

Resposta Carlos Coelho:
Olá Frederico,

Compreendo a sugestão. Receio que não seja fácil ter presente essa contabilidade nos instantes em que o Pedro tem de conceder a palavra. Acabamos por privilegiar quem manifesta mais interesse e é mais rápido a tentar inscrever-se. De qualquer forma o Pedro Rodrigues tem presente essa necessidade de equilibrar as oportunidades de intervenção e evitar a repetição dos mesmos oradores.

CC

       
       
 

Luc Mombito
Visto que um grande número dos participantes trouxe um portátil, penso que seria bom pensar-se numa solução para fontes de energia (tomadas) , e assim, facilitar o uso dos respectivos computadores durante as sessões.
04-09-2008 | 02:38

Resposta Carlos Coelho:
Olá Luc,

Como já respondi a 3 colegas seus estamos a ver o que se pode fazer em articulação com os serviços do Hotel, respeitando a capacidade da sua rede eléctrica.

CC

       
       
 

(anónimo)
sugiro que criem espaços de trabalho diferentes para cada grupo já que, principalmente à noite o barulho na zona do bar dificulta o trabalho.
04-09-2008 | 01:56

Resposta Carlos Coelho:
Olá Rui,

Não duvide que todos desejaríamos poder responder eficazmente concretizando a sua sugestão. Temos, porém, que lidar com as limitações do Hotel e as necessidades da organização.

CC

       
       
 

Teresa Luísa Silva
Proíbam as segundas e terceiras questões colocadas de uma vez só por um grupo. É inaceitável, sobretudo quando não estão no mesmo contexto.
04-09-2008 | 01:38

Resposta Carlos Coelho:
Olá Teresa,

Não me esquecerei de recomendar a todos os participantes que coloquem apenas uma questão.

CC

       
       
 

André Aldeia
Visto que toda ou a maior parte da documentação entregue durante a Universidade de Verão existirá em formato digital, venho sugerir que em próximas edições fosse enviada essa mesma informação via e-mail. Especialmente os calendários de intervenções e documentação dos mesmos. Não apenas para facilitar , como também para organizar ou preparar as aulas e respectivas questões aos convidados e temas previamente. Melhorando assim a compreensão e aprofundamento das mesmas.



atenciosamente
03-09-2008 | 23:58

Resposta Carlos Coelho:
Olá André,

Obrigado pela sugestão.
A verdade é que a maior parte da documentação só recebemos mesmo em cima das datas da UNIV. O próprio Programa na sua versão definitiva foi fixado poucos dias antes do início da nossa UNIV.
Mas concordo consigo que o ideal seria dar a informação com maior antecedência.

CC

       
       
 

André Matias
A meu ver seria bastante interessante que para a proxima UV todos os dias um grupo escolhesse um tema da actualidade internacional concreto que posteriormente seria abordado por outro grupo no JUV.


03-09-2008 | 19:49

Resposta Carlos Coelho:
Olá André,

Obrigado pela sugestão. Para ela ser considerada na reflexão sobre a organização da UNIV do 2009, peço-lhe o favor de reiterar a proposta na avaliação final que irá fazer no domingo de manhã.

CC

       
       
 

Rita Batista
Apesar parecer uma questão menor... deveria haver uma troca de copos na sala de conferências durante a hora de almoço. Geralmente as pessoas mudam de lugar e chegando á tarde já não existem copos limpos na mesas.

Sem mais,

Cumprimentos
03-09-2008 | 19:15

Resposta Carlos Coelho:
Olá Rita,

Tem toda a razão ! Vamos pedir ao Hotel para não esquecer isso !

CC

       
       
 

Goreti Martins
Solicitar aos convidados que quando dizem estrangeirismos digam também o seu conceito.
03-09-2008 | 19:00 (entregue em papel)

       
       
 

Ricardo Lopes
Visto que a Intranet acaba por disponibilizar e compilar muita da informação produzida na UV, deveriam estar disponíveis as Revistas de Imprensa.
03-09-2008 | 18:59

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ricardo,

Tem toda a razão ! Vou falar com o Hugo e com o Tomás.

CC

       
       
 

Goreti Martins
Existência na UV de um dicionário de termos políticos ou mesmo um pequeno rol de termos, que incluam siglas.
03-09-2008 | 18:58 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Goreti,
É uma boa ideia. Vamos pensar nisso para o futuro. No último dia, de qualquer modo, terei a oportunidade de vos oferecer um Dicionário que, em parte, responde a algumas das dúvidas que podem ter sobretudo sobre questões europeias.

CC

       
       
 

Diogo Nogueira Gaspar
Dado o número de pessoas que não conseguiu fazer a sua pergunta «catch the eye» na aula do Dr. António Vitorino, por falta de tempo, seria bom que fosse dada a oportunidade de enviar as mesmas via intranet.
03-09-2008 | 17:35

Resposta Carlos Coelho:
Olá Diogo,

Podemos tentar mas não sei se ele terá tempo para responder. É mais rápido falar do que escrever. Preparar por email respostas sérias (circunstanciadas) a estes temas rouba muito tempo. Acho mais fácil que o nosso convidado aceite regressar a outra iniciativa do que responder por email. De todo o modo não perdemos nada em tentar. O máximo que pode acontecer é ele não poder corresponder e eu ter de pedir a colegas meus do PSD no Parlamento Europeu para fazê-lo ou responder eu mesmo.

CC

       
       
 

Nuno Bastos
Nas rondas de perguntas "catch the eye" seja dada prioridade a quem ainda não participou.
03-09-2008 | 17:34 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Nuno,
A ideia é boa mas nem sempre temos presente quem já participou ou não. Vamos redobrar os cuidados mas sugiro que, quando se abre o "catch the eye" tente logo ser o primeiro. Como o tempo escasseia quem fica para trás pode ficar prejudicado.

CC

       
       
 

António Barroso
Se crie no youtube, no sapo videos, ou outro site, um canal com os excertos de notícias transmitidas nas TV's. Ou pelo menos na intranet.
03-09-2008 | 17:33 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá António,

Boa sugestão ! Vamos fazê-lo.

CC

       
       
 

André Matias
Todo o debate, que é realizado após as questões, a meu ver deveria ser utilizado o critério de selecção de perguntas mediante o número de participações de cada um, dando oportunidade a todos para participarem.
03-09-2008 | 17:32 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá André,
O objectivo é equilibrar as participações. Cada Grupo (nas participações obrigatórias) tem o dever de zelar pela boa e equitativa distribuição das oportunidades de intervenção. Nos "catch the eye" acaba por ser beneficiado quem é mais rápido no pedido do uso da palavra. O Pedro Rodrigues, porém, está atento à necessidade de diversificar os intervenientes.

CC

       
       
 

Bruno Ferrão
O material audiovisual que é mostrado pelos convidados da UV deveria ser entregue aos alunos, pois comporta grande informação adicional que pode ser necessário no percurso futuro do aluno. Este material podia ser entregue através de e-mail...
03-09-2008 | 17:28 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bruno,

Estamos a colocar na intranet todo esse material. Algum dele é demasiado pesado para ser enviado por email mas podem fazer o download aqui na intranet.

CC

       
       
 

Rita Batista
Tendo em conta o esforço meritório da UVTV e a falta de tempo que temos para ver televisão, penso que seria muito interessante se no último dia fosse oferecido aos participantes um DVD com a gravação dos "blocos" informativos que têm passado diariamente na UVTV.
03-09-2008 | 17:27 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Rita,

Estamos a colocar na intranet todo esse material.
Assim, poderá fazer o download para o seu computador. Na sessão de entrega de diplomas desta UNIV (que decorrerá provavelmente apenas no próximo ano) será entregue em formato digital um disco com a memória do nosso trabalho na UNIV. Dependendo da capacidade do disco, veremos quais as peças que poderemos incluir.

CC

       
       
 

Catarina Gomes
As sessões da tarde deveriam ter menor tempo de duração, para permitir mais tempo disponível para a realização de outras actividades propostas.
03-09-2008 | 16:20

Resposta Carlos Coelho:
Olá Catarina,
Nesta fase do campeonato estamos limitados pelo Programa que definimos e pelos horários que comunicámos aos nossos convidados. Sugiro que reitere essa sugestão na avaliação final que irá fazer no Domingo de manhã.

CC

       
       
 

Bruno Barracosa
Acho importante implementar-se com mais rigor o limite de 1 pergunta e evitar-se grandes intervenções dissimuladas.



Ainda, o conceito de "catch the eye" deveria ser mais rápido e dinâmico, estilo jornalistas numa conferência de imprensa, e não como lista de inscrição normal.
03-09-2008 | 16:15

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bruno,

Vou passar a sugestão ao Pedro Rodrigues. Vamos apelar para a concisão das questões colocadas. Já estou a pressionar os nossos convidados para darem respostas curtas. Quanto a não existir lista de inscrição receio que isso represente mais confusão. Vou ver com o Pedro se é possível outro sistema. O que queremos é que o maior número de participantes possam usar da palavra sem perder tempo.

CC

       
       
 

Tiago Laranjeiro
Limitar-se a circulação dos jornalistas dentro das salas, em especial das câmaras das televisões, que constantemente ligadas incomodam o trabalho dos alunos da UV, para além do barulho que os jornalistas fizeram na conferência da tarde de António Vitorino.
03-09-2008 | 15:55

Resposta Carlos Coelho:
Olá Tiago,
Muito obrigado pela sugestão. Vamos colocar pressão e definir regras para garantir que a cobertura jornalística não prejudica os participantes da UNIV. As condições que colocámos tiveram a ver (com a concordância dos oradores) com a possibilidade de cobrirem a intervenção inicial mas garantindo a nossa privacidade na fase do debate.

CC

       
       
 

André Matias
Perante uma aula tão produtiva e e relevante na Universidade de Verão, a meu ver seria, provavelmente, mais interessante que a aula "Falar Claro" fosse então a primeira aula da Universidade de Verão.
03-09-2008 | 15:42 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá André. Obrigado pela sugestão. Tentamos que o FALAR CLARO seja o mais cedo possível mas estamos sempre dependentes das agendas dos nossos convidados. O FALAR CLARO acaba por ser mais fácil de "encaixar". Quer o Prof. António Borges quer o Dr. Tiago Pitta e Cunha (que veio de propósito de Bruxelas) só podiam estar connosco na terça-feira.

CC

       
       
 

João Morgado
Julgo que seria pertinente que na UV do próximo ano, a página do JUV que é editado pelos grupos integrasse uma parte dedicada ao texto de opinião.
03-09-2008 | 15:38 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Como sabe esta é a primeira UNIV em que se abriu esta possibilidade. Vamos todos aprender com esta experiência e com a avaliação que vocês dela irão fazer.

CC

       
       
 

António Barroso
Além da fantástica e completa revista de imprensa que é entregue, também seja disponibilizada numa revista de imprensa com fotocópias das matérias publucadas sobre a Universidade de Verão. Se possível a editar já nesta edição da UV.
03-09-2008 | 15:37 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá António,
Boa sugestão. Vou passá-la ao Tomás Ribeiro

CC

       
       
 

Ricardo Lopes
Porque, no jantar de ontem, o nosso grupo (Verde) foi anfitrião da Dra. Leonor Beleza, e dado que a convidada nunca interagiu com as pessoas presentes à mesa (facto muito comentado hoje ao longo do dia nas conversas entre elementos do grupo), sugiro que se organize um mecanismo que "puxe" conversa e obrigue, de certa forma, a que o(a) convidado(a) torne esta oportunidade mais enriquecedora para todos os presentes.
03-09-2008 | 14:46

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ricardo,

Tem razão. Vamos seguir essa sugestão nos próximos jantares. Mas não temos de estar à espera que sejam os convidados a tomar a iniciativa. Podemos ser nós a fazer perguntas e a provocar o debate.

CC

       
       
 

Desidério dos Santos
Toda a documentação que nos é fornecida deveria estar disponível na intranet. Seria uma forma rápida e fácil de aceder aos documentos já para não dizer ecológica.
03-09-2008 | 08:53

Resposta Carlos Coelho:
Olá Desidério,
Toda a documentação distribuída está ou estará disponível na Intranet. Estou a tentar colocar também a edição do FALAR CLARO.

CC

       
       
 

António Barroso
Sugiro que durante a Universidade de Verão os dias tenham 30 horas para que possamos trabalhar ainda mais.
03-09-2008 | 04:46

Resposta Carlos Coelho:
Eh eh eh eh,
Isso é o nosso sonho ! Que o dia tenha 48 horas... Mas estamos limitados pela realidade.

CC

       
       
 

Tiago Laranjeiro
Que a documentação referente a cada aula temática seja entregue com antecedência (de véspera, por exemplo), para permitir uma melhor preparação para o tema que será apresentado e à abordagem que será feita.
03-09-2008 | 01:39

Resposta Carlos Coelho:
Olá Tiago,
A sua sugestão é igual à do João Almeida. Se possível iremos fazê-lo. Infelizmente, nem sempre é possível. Ou porque os documentos ainda não estão connosco ou porque o orador preferiu que os textos de apoio fossem distribuídos durante a sessão.

CC

       
       
 

Teresa Luísa Silva
Sugiro que a organização das próximas UV's apostem na qualidade das mesas da sala de aula. As "pernas" das mesas são bastante largas e desconfortáveis. Sei que estão a dar o vosso melhor e imagino a despesa que este evento acarreta. Parabéns! Estou a adorar!
03-09-2008 | 00:18

Resposta Carlos Coelho:
Olá Teresa,
Não é a primeira vez que recebo essa crítica. Já sucedeu em anteriores edições. O problema é a dimensão da sala. Não é fácil encontrar mesas que comportem os 100 participantes mais o staff que temos de sentar na sala. Se encontrarmos uma solução mais cómoda que seja financeiramente aceitável e que seja possível neste espaço, não deixaremos de adoptá-la ?

CC

       
       
 

Filipe Almeida
Sejam instaladas nas mesas de trabalho tomadas eléctricas paa que se possam recarregar os computadores. Se possível ainda durante esta UV.
02-09-2008 | 17:59 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Filipe,
Como já disse ao Carlos Almeida, vamos ver o que se pode fazer em articulação com os serviços do Hotel, respeitando a capacidade da sua rede eléctrica.

CC

       
       
 

Carlos Almeida
Sejam instaladas tomadas (fichas eléctricas) na sala de conferência e na sala de trabalho (junto ao restaurante).
02-09-2008 | 17:58 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carlos,
Vamos ver o que se pode fazer em articulação com os serviços do Hotel, respeitando a capacidade da sua rede eléctrica.

CC

       
       
 

Ricardo Lopes
Existam extensões com tomadas eléctricas por baixo das mesas para ligar os computadores portáteis.
02-09-2008 | 17:56 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ricardo,
Como já respondi a 2 colegas seus vamos ver o que se pode fazer em articulação com os serviços do Hotel, respeitando a capacidade da sua rede eléctrica.

CC

       
       
 

Nuno Bastos
Seja feito um esforço maior por forma a que as actividades comecem, de facto, à hora marcada.
02-09-2008 | 17:56 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Nuno,
Na UNIV somos os campeões da pontualidade. Vamos todos ajudar-nos para que 2008 seja tão pontual como foram as edições anteriores.

CC

       
       
 

António Barroso
Não sei se for excepção, mas se não foi, sugiro que a sala de aula esteja acessível pelo menos meia hora antes de cada sessão. Acredito que hoje de manhã foi uma excepção.
02-09-2008 | 17:55 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá António,
Vamos tentar abrir mais cedo. Por vezes há afinações na organização (desde som a limpezas e organização documental) que obrigam a abrir um pouco mais tarde do que desejaríamos. Mas vamos tentar corresponder à sua sugestão.

CC

       
       
 

Irina Martins
Façam 5 minutos de intervalo para ir aos lavabos, (a minha bexiga está a ressentir-se).
02-09-2008 | 17:53 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Irina, esta sugestão é recorrente em todas as UNIVs. O problema é que se fizéssemos um intervalo a meio, não seriam seguramente só 5 minutos e iria roubar tempo para as perguntas livres dos participantes.

CC

       
       
 

João Almeida
Os textos informativos sobre os temas deveriam ser entregues antes da aula, de modo a possibilitar uma avaliação correcta dos mesmos, uma vez que durante a aula é extremamente díficil prestar atenção ao orador e ler o texto ao mesmo tempo.
02-09-2008 | 17:00

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,
Tem razão mas nem sempre é possível. Ou porque os documentos ainda não estão connosco ou porque o orador preferiu que os textos de apoio fossem distribuídos durante a sessão. Sempre que for possível tentaremos corresponder à sua sugestão.

CC

       
       
         

 

 

 
10.00 - Avaliação da UNIV 2008
12.00 Sessão de Encerramento da UNIV