PARTICIPANTES
 
 
 
  Nuno Bastos
22 anos
   
Grupo Azul
Distrito:
Lisboa AM
Concelho:
Lisboa AM
Hobbie:
Viajar
Animal:
Cão
Comida:
Arroz de Marisco
Música:
Uma Casa Portuguesa - Amália
Livro:
Equador - Miguel Sousa Tavares
Filme:
O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei
Gostaria de Ser:
Útil à sociedade
     
    Intervenções
   
Obama versus McCain
Assembleia (exercícios de simulação)
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Pedro Rodrigues
"Quando comparamos os jovens adultos −;; entre os 18 e os 29 anos −;; com os mais velhos, são raras as circunstâncias em que esses jovens adultos não exibem predisposições e comportamentos participativos semelhantes ou até mais elevados do que o resto da população activa." - in Estudo "Os Jovens e a Política" realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa; partindo deste dado, qual é a perspectiva que o Presidente da JSD tem acerca dos comportamentos participativos dos jovens adultos nos partidos portugueses em geral, e no PSD em particular?
Os jovens não revelam menores índices de participação cívica que os demais estratos da sociedade portuguesa. Aliás, é curioso que todos os estudos sociológicos que têm por objecto a análise do comportamento juvenil revelam que são os jovens que revelam maiores índices de participação cívica. São os que mais participam em associações cívicas, que mais se mobilizam em acções de voluntariados e os que mais se motivam por causas.

A nossa geração não está menos motivada para a participação política do que as gerações anteriores. Todavia, demonstram-se menos motivados do que outros estratos da sociedade para a participação partidária.

O mal, creio, está no funcionamento das organizações partidárias, no seu discurso e nas suas prioridades. Estas não correspondem às preocupações e prioridades da juventude portuguesa.

Nesse sentido, o grande desafio dos actores políticos, em especial da nossa geração, é reinventar os mecanismos de organização e participação dos jovens, de forma a potenciá-la. As necessidades, expectativas e os anseios da nossa geração são diferentes do passado. Os paradigmas mudaram: não são os mesmos de há 30 ou há 50 anos. Então se tudo mudou por que razão os partidos não mudaram a sua organização e interacção com os cidadãos?
Dr. Alexandre Relvas
Agora que desempenha o cargo de Presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro, quais serão as principais linhas de acção do Instituto seu mandato?
 Miguel Relvas
Perante um governo de maioria absoluta, quais são as principais dificuldades que o grupo parlamentar do PSD enfrenta no que toca a fazer respeitar o seu estatuto e as garantias democráticas que lhe assistem enquanto maior partido da oposição?
Prof. Dr. Arlindo Cunha
Quais devem ser as apostas estratégicas da agricultura portuguesa para o século XXI?
Dr. José Pacheco Pereira
O Deputado Paulo Rangel denunciou na Assembleia da República um ambiente de claustrofobia democrática que atinge a sociedade portuguesa. O Dr. José Pacheco Pereira tem denunciado publicamente as manobras de propaganda e de controlo da opinião pública do Governo. Na sua opinião, o que deve fazer o PSD para combater esta situação?
Prof.Dr. João de Deus Pinheiro
Quais são as principais intervenções que os Deputados ao Parlamento Europeu eleitos pelo Partido Social Democrata têm tido nesta legislatura?
Dr. José Manuel Durão Barroso
No actual contexto da "cosntrução europeia", com a alegada crise institucional decorrente da rejeição do Tratado Constitucional, a opinião pública tem a sensação de que a União Europeia está paralisada, o que é falso. Quais são os principais projectos legislativos e políticos que estão em curso nas instituições de União Europeia?
Dra. Leonor Beleza
Qual é o contributo que a Fundação Champalimaud pode dar para a melhoria da qualidade dos médicos portugueses e do Sistema Nacional de Saúde?
Dr. Rui Rio
O que é mais fascinante/interessante no trabalho de um autarca?
Dr. Pedro Passos Coelho
Qual é o tema que mais preocupa a juventude portuguesa e que menos atenção tem suscitado junto da classe política portuguesa?
     
     
    Sugestões
   
  • Seja feito um esforço maior por forma a que as actividades comecem, de facto, à hora marcada.
  • Nas rondas de perguntas "catch the eye" seja dada prioridade a quem ainda não participou.
  • Esta Universidade de Verão não acabe sem que sejam tocados os hinos da JSD e do PSD: a bem da nossa formação político-musical!
  •      
         
        Ouvir Entrevista

     

     

     

     
    10.00 - Avaliação da UNIV 2008
    12.00 Sessão de Encerramento da UNIV