conferencista
 
 
 
  Prof. Dr. Arlindo Cunha
 
   
Hobbie:
Gosto especialmente de pescar, caçar e trabalhar nas vinhas
Animal:
O burro, porque trabalha muito e...não se queixa!
Comida:
Sardinhas, capaus e cavalas grelhadas
Livro:
O Século Chinês (Federico Rampini, Editora Presença 2006)
Filme:
A Man for All Seasons (Fred Zimmermann, 1966)
Qualidade:
Autenticidade
     
  Curriculum:
 

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Master of Philosophy (MPhil) e Doctor of Philosophy (PhD) em Economia Agrária pela Universidade de Reading (Inglaterra).

Desenvolveu a sua actividade profissional como quadro e dirigente da Comissão de Coordenação da Região do Norte até 1986. Foi Assistente de Economia na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa do Porto, sendo actualmente Professor Convidado da Faculdade de Economia e Gestão desta mesma Universidade, e Professor da cadeira de Política Agrícola Comum no Curso de Pós Graduação em Estudos Europeus da Universidade de Coimbra desde 1984.

Foi Secretário de Estado no Ministério da Agricultura de 1986 a 1990 e Ministro da Agricultura de Janeiro de 1990 a Maio de 1994, nos três Governos do Primeiro Ministro Aníbal Cavaco Silva. Foi sob a sua presidência que o Conselho de Ministros de Agricultura da UE aprovou a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) de 1992.

Foi Deputado ao Parlamento Europeu durante dois mandatos, de 1994 a 1999 e de 1999 a 2003. No PE, foi membro das Comissões Parlamentares de Agricultura (de que foi Primeiro Vice-Presidente), das Pescas, e da Assembleia Paritária da União Europeia com os países ACP. Foi o relator do Parlamento Europeu para as reformas da PAC da Agenda 2000 e de 2003, tendo sido também o Relator Permanente para o dossier agrícola da Organização Mundial do Comércio, com participação activa nas conferências ministeriais de Seattle (1999), Doha (2001) e Cancún (2003), na qualidade de membro da Delegação da União Europeia. Ainda no P.E. foi fundador e Vice-Presidente do Intergrupo Vinho Tradição e Qualidade.

Em 2003 renunciou ao seu mandato de Eurodeputado para assumir as funções de Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), cargo que deixou em 2004 para voltar ao Governo, como Ministro das Cidades, Ordenamento do Território, Desenvolvimento Regional e Ambiente, no Governo do Primeiro Ministro José Manuel Durão Barroso. Enquanto Presidente da CCDRN coordenou, enquanto Encarregado de Missão, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro (PDTVD).

Em Novembro de 2004 assumiu as funções de Presidente do Conselho de Administração (não executivo) da Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, SA.

Em Abril de 2006 foi eleito presidente da Fundação Rei Afonso Henriques.

Foi presidente do Conselho Científico e Técnico do Instituto de Desenvolvimento Agrário da Região Norte (IDARN), de que é membro honorário, é membro do Conselho Geral da Câmara de Agricultura do Norte e do Conselho Consultivo do Instituto do Vinho do Porto. É também Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários de Tábua e do Conselho Fiscal da Santa Casa da Misericórdia de Tábua.

É membro da Associação Portuguesa de Economia Agrária e da European Association of Agricultural Economists, e Chairman do Working Group “Agriculture and Food Safety” do European Ideas Network do Partido Popular Europeu (PPE).

É Professor Associado Convidado da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa - Porto e Presidente da Escola de Estudos Avançados das Beiras – Viseu.

É vitivinicultor-engarrafador na Região Demarcada do Dão.

   
  Intervenções
   
Jantar-Conferência com o Prof. Dr. Arlindo Cunha
   

 

 

 

 

 
10.00 - Avaliação da UNIV 2008
12.00 Sessão de Encerramento da UNIV