PARTICIPANTES
 
 
 
  Carlos Almeida
21 anos
   
Grupo Roxo
Distrito:
Porto
Concelho:
Porto
Hobbie:
Viajar/Passear
Animal:
Gato
Comida:
Vitela Assada
Música:
Clássica
Livro:
Mensagem de Fernando Pessoa
Filme:
O Código da Vinci
Gostaria de Ser:
Bom profissional, Investigador
     
    Intervenções
   
Jantar-Conferência com Drª Leonor Beleza
Assembleia (exercícios de simulação)
     
    Pergunta a ...
   
Dr. José Manuel Durão Barroso
A Europa está a atravessar uma crise sem precedentes, devido aos insucessos da constituição europeia, ou do Tratado de Lisboa. Na sua perspectiva qual a solução? Qual o caminho que temos de seguir para ultrapassar esta crise?
Costumo dizer que um novo Tratado não resolve todos os problemas europeus, a vontade política é sempre indispensável. Pela mesma razão, discordo daqueles que dizem que há uma crise devido ao impasse institucional. É óbvio que há um problema para resolver, mas mais uma vez a vontade e a determinação políticas serão cruciais. O próximo passo será esperar pela decisão do governo irlandês em relação ao que irá fazer, depois do referendo negativo.
Dr. Pedro Rodrigues
Um dos grandes problemas das sociedades actuais são os grupos de jovens de bairros sociais (os tão falados "gangues") que criam situações de insegurança, afectando a ordem pública. Portugal não é diferente de outros países e sofre deste mal. Muitos deste jovens provém de famílias destruturadas e desde muito cedo "sentem na pele" os problemas e dificuldades da vida e de uma sociedade muitas vezes descriminadora. Que propostas concretas a JSD está a pensar ou já apresentou no sentido de tentar ocupar e retirar estes jovens do caminho da delinquência?

O problema insegurança e da delinquência juvenil é um dos principais flagelos da nossa sociedade. Deve ser combatido de forma estrutural e não através da análise de questões avulsas. Um jovem delinquente é, na maioria das ocasiões, alguém que não teve oportunidade de ser incluído na nossa sociedade.

Em Portugal a igualdade de oportunidades é uma miragem. Não há igualdade de oportunidades no acesso à educação. Não há igualdade de oportunidades no acesso ao emprego. Não há igualdade de oportunidades no acesso à habitação.

O sistema de educação não demonstra ser atractivo e não cumpre a tarefa de inclusão. Por isso, e do nosso ponto de vista, o combate à delinquência juvenil passa pela séria aposta num sistema de educação que permita ao jovem ter oportunidades reais na sociedade portuguesa. Que permita o acesso ao emprego e à habitação.

Não é pela repressão que estruturalmente se combate a delinquência juvenil, mas sim através da inclusão e da promoção da igualdade de oportunidades.


 Vanessa Fernandes
Antes de mais permita-me dar-lhe os parabéns pelos seus resultados. No momento de iniciar uma prova quais os sentimentos/pensamentos que sente/pensa?
Dr. Alexandre Relvas
As entidades partidárias e de uma forma efectiva o PSD/JSD tem tentado envolver a sociedade civil na reflexão de problemas e questões de âmbito nacional. O Dr. Alexandre Relvas faz parte de uma iniciativa, o Compromisso Portugal. Até que ponto a sociedade civil está neste momento empenhada em tal? E que áreas são prioritárias a tal reflexão?
 Miguel Relvas
O grupo roxo, em nome de todos os jovens que participam na Universidade de Verão , gostaria de desejar-lhe um Feliz Aniversário com muitos anos de vida no seio da família social-democrata.

A questão que lhe gostariamos de colocar prende-se com uma entrevista que deu ao JN, em que afirmou que " O PSD só conseguirá unidade no dia em que for mais atractivo, mais aguerrido nas ideias e propostas...". Que medidas pensa que devemos tomar para que consigamos atingir esse objectivo?
Prof. Dr. Arlindo Cunha
Hoje em dia a desertificação das grandes cidades e consequente abandono de edifícios é um grande problema das grandes cidades. Com a sua experiência na Sociedade Porto Vivo, SRU, quais devem ser as medidas a serem aprovadas pelo Estado para que tal seja evitável?
Prof.Dr. João de Deus Pinheiro
A União Europeia, ainda hoje, está dependente em grau relativamente elevado de outras economias. É por isso necessário tornarmo-nos mais independentes. Que medidas no âmbito do Parlamento Europeu estão a ser tomadas/propostas para alcançarmos este objectivo?
Dra. Leonor Beleza
A saída em Portugal apresenta grandes problemas nomeadamente ao nível do orçamento, de meios e de pessoal . Na sua experíencia, nesta área o que está a faltar a Portugal para que consigamos atingir patamares de nossos congéneres Europeus.
Dr. Rui Rio
O Dr. Rui Rio está à frente de uma das mais importantes autarquias de Portugal, o Porto.

Na sua perspectiva quais sao as principais dificuldades de um autarca?
     
    Achei Curioso
   
  • Achei curioso a excepcional contadora de histórias que é a Dr-ª Leonor Beleza. Bem haja!
  • A comunicação, nomeadamente na política seja tão fascinante.
  • Achei curioso que a LOGOPLAST uma empresa de tanto sucesso seja desconhecida da grande maioria dos portugueses. E preciso demonstrar que não somos falhados nem inuteis, muito menos no PSD.
  • a simplicidade do Prof. Dr. Arlindo Cunha é uma realidade que as pessoas mais capazes com mais conhecimentos são as mais simples....
  •      
        Sugestões
       
  • Sejam instaladas tomadas (fichas eléctricas) na sala de conferência e na sala de trabalho (junto ao restaurante).
  •      
         
        Ouvir Entrevista

     

     

     

     
    10.00 - Avaliação da UNIV 2008
    12.00 Sessão de Encerramento da UNIV