PARTICIPANTES
 
 
 
  João Morgado
17 anos
   
Grupo Roxo
Distrito:
Leiria
Concelho:
Leiria
Hobbie:
Leitura e cinema
Animal:
Cavalo
Comida:
Arroz de pato
Música:
Paranoid Android - Radiohead
Livro:
Crime e Castigo
Filme:
O Padrinho I
Gostaria de Ser:
Um economista de renome
     
    Intervenções
   
Problemas Fundamentais da Economia Portuguesa: Porque precisamos de uma Nova Política Económica"
Mar: Um MAR de oportunidades
A Europa no Mundo
Políticas Sociais: Respostas urgentes e sustentadas
Assembleia (exercícios de simulação)
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Rui Rio
Tem corrido na imprensa que apoia a regionalização do nosso país. Se realmente a cosidera vantajosa, gostaria de saber que pontos em concreto destaca desta medida?
(Resposta conjunta ao tema Regionalização proposto por vários alunos)

Em 1998 votei contra a regionalização. Entretanto, adquiri experiências que me deram mais abertura para a questão. O País fechou-se ainda mais em torno de Lisboa, degradando a qualidade de vida da capital e perdendo, assim, oportunidades de desenvolvimento nas outras regiões.

Hoje, em matéria de desenvolvimento económico, a regionalização tem grandes vantagens.

Tenho, no entanto, ainda algumas dúvidas no que concerne à parte política. Em que medida não poderemos vir a enfraquecer ainda mais este depauperado regime, agravando a ingovernabilidade e a autoridade do Estado, quando forem eleitos líderes regionais que privilegiem o populismo e coloquem o interesse local acima do nacional?

É esta questão que também vai estar em debate no ciclo de conferências que a Câmara do Porto está a organizar. Um abraço a todos e muitos parabéns por mais uma excelente UV.
 Miguel Relvas
O Dr. Miguel Relvas foi um dos principais apoiantes da candidatura do Dr. Pedro Passos Coelho à liderança do PSD. A candidatura que apoiava perdeu, mas abriu-se desde o primeiro momento, a uma cooperação com a candidatura vencedora. Considera que se estão a operar por ambas as partes, os esforços necessários a essa cooperação?
Dr. José Manuel Durão Barroso
Exige-se há muito tempo uma reforma da política agrícola comum, dado a enorme quantidade de recursos que conseme (50% do orçamento comunitário). Considera que com a actual crise alimentar se poderá proceder a essa reforma?
     
     
    Sugestões
   
  • Julgo que seria pertinente que na UV do próximo ano, a página do JUV que é editado pelos grupos integrasse uma parte dedicada ao texto de opinião.
  •      

     

     

     

     
    10.00 - Avaliação da UNIV 2008
    12.00 Sessão de Encerramento da UNIV