PARTICIPANTES
 
 
 
  Leandro Esteves
23 anos
   
Grupo Laranja
Distrito:
Viana Castelo
Concelho:
Viana Castelo
Hobbie:
Leitura
Animal:
Cavalo
Comida:
Arroz de pato
Música:
L’aprés midi - Yann Tiersen
Livro:
Da alvorada à decadência
Filme:
Clube dos Poetas Mortos
Gostaria de Ser:
Deputado
     
    Intervenções
   
Mar: Um MAR de oportunidades
Falar Claro
Jantar-Conferência com o Dr. José Pacheco Pereira
A Europa no Mundo
Assembleia (exercícios de simulação)
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Rui Rio
A regionalização enquanto meio de organização politica e administrativa do país pode ajudar a descentralizar e afastar o monopólio excessivamente centralizador e “macrocéfalo” em que estamos inseridos. Face ao exposto considera que será este o único meio para resolver esta crise democrática, e ao mesmo tempo relançar uma maior competitividade entre as regiões que se venham a criar, cativando os cidadãos a participar neste processo de decisão política?
(Resposta conjunta ao tema Regionalização proposto por vários alunos)

Em 1998 votei contra a regionalização. Entretanto, adquiri experiências que me deram mais abertura para a questão. O País fechou-se ainda mais em torno de Lisboa, degradando a qualidade de vida da capital e perdendo, assim, oportunidades de desenvolvimento nas outras regiões.

Hoje, em matéria de desenvolvimento económico, a regionalização tem grandes vantagens.

Tenho, no entanto, ainda algumas dúvidas no que concerne à parte política. Em que medida não poderemos vir a enfraquecer ainda mais este depauperado regime, agravando a ingovernabilidade e a autoridade do Estado, quando forem eleitos líderes regionais que privilegiem o populismo e coloquem o interesse local acima do nacional?

É esta questão que também vai estar em debate no ciclo de conferências que a Câmara do Porto está a organizar. Um abraço a todos e muitos parabéns por mais uma excelente UV.
Dr. Alexandre Relvas
Será necessário criar um projecto colectivo mobilizador para retirar Portugal da letargia em que se encontra e fomentar a participação politica dos cidadãos. O think tank ao qual pertence tem mobilizado, favorecido e fomentado a participação e interesse dos cidadãos na causa pública?
 Miguel Relvas
Considerando que foi o pai das "Áreas Metropolitanas", projecto que não logrou, considera que este é um verdadeiro projecto de união dos municípios por contraponto à regionalização?
Dr. José Manuel Durão Barroso
O conflito do Caúcaso esta a causar uma chama de grande instabilidade Mundial falando-se já numa nova Guerra Fria. Atendendo a este facto acha que a Rússia, com o apoio tem dado aos sectaristas internos de diversos países que faziam parte do antigo Bloco de Leste, pretende reatar a política do Pacto de Varsóvia por oposição ao poderio da Nato.
Prof.Dr. João de Deus Pinheiro
Atendendo às eleições norte-americanas e à possibilidade da victória do Obama considera ainda viável continuar a viver debaixo do guarda chuva do poder americano?
Dra. Leonor Beleza
Qual o papel que as fundações desenpenham no panorama da investigação, cultura e solidariedade numa sociedade que cada vez mais anda alienada dos valores da humanidade
Dr. Pedro Passos Coelho
A crise que assola o nosso país é apenas económica e social ou também reveste traços de uma crise democrática bem mais profunda?

Será necessário criar um projecto colectivo mobilizador para retirar Portugal da letargia em que se encontra e fomentar a participação politica dos cidadãos?
     
    Achei Curioso
   
  • "Não posso dizer que sou pessimista. Corro o risco de dizerem que sou muito português."



    António Vitorino
  •      
         
        Ouvir Entrevista

     

     

     

     
    10.00 - Avaliação da UNIV 2008
    12.00 Sessão de Encerramento da UNIV