PERGUNTA A ...
 
 
 
     
Prof. Dr.Arlindo Cunha
   
Tiago Gonçalves
Já presidiu à CCDR Norte. Considera que este paradigma "descentralizador" criado pelas NUT II é suficiente? Ou, pelo contrário, é adepto da regionalização? Porquê?

As NUT II só têm sentido se forem atribuídas competências de gestão politico-administrativas a estes espaços. Diria que as 5 regiões do continente são as regiões naturais. Porquê a regionalização?


Porque é um princípio básico de gestão: quem está mais perto da realidade é (em princípio) melhor gestor. No fundo é a lógica da subsidiariedade.


Dino Alves
O Ministério da Agricultura e das Pescas tem vivido um período de enorme instabilidade e contestação. Está hoje a Agricultura pior que no início da década de 90 aquando da primeira Reforma da PAC?

A nossa agricultura tem evoluído inequivocamente desde a adesão à UE. No entanto, o processo de modernização só é possível motivando os agricultores e incentivando o seu investimento. O que tem acontecido é que este Governo não tem feito nem uma coisa nem outra. Pior que isso: tem hostilizado claramente os agricultores e durante os seus primeiros anos de funções suprimiu os apoios ao investimento agrícola.


Alexandre Resende
Enquanto ex-Ministro da Agricultura pensa que existem condições para os jovens investirem na agricultura?
André Machado
Começou um novo ano político... Falta um ano para um pesado processo eleitoral. Tendo isso em consideração, quais devem ser os temas essenciais a ser levantados neste recomeço da actividade política?
André Matias
Perante todas as situaçoes tao mas que aconteceram ao longo deste mandato na agricultura, qual deveria ser a posiçao do PSD em relaçao a esta materia para as proximas legislativas ?



Muito Obrigado
Angel Gutiérrez
Quais os potenciais pontos fracos da actual estratégia agrícula para o Alentejo?
Carlos Almeida
Hoje em dia a desertificação das grandes cidades e consequente abandono de edifícios é um grande problema das grandes cidades. Com a sua experiência na Sociedade Porto Vivo, SRU, quais devem ser as medidas a serem aprovadas pelo Estado para que tal seja evitável?
Catarina Gomes
Não pensa que a agricultura biológica tem um forte potencial para contribuir de forma significativa, na economia portuguesa? Não se deveria investir mais neste sector agícola?
Desidério dos Santos
A EU possui políticas agrícolas das mais proteccionistas a nível mundial. Actualmente a comissária da área através do “healt check” propõe uma das maiores reformas de sempre na atribuição dos subsídios ao sector. Até quando será possível à EU financiar a sua agricultura?
Frederico Saraiva
Dada a história do povo português no mar, como vê algumas das directrizes da C.E., nomeadamente a não modernização da frota pescatória, não canalizando financiamento nesse sentido? Obrigado.
Goreti Martins
Sabemos que neste momento existem pessoas a morrer com fome e que a produção de alimentos é insuficiente face à sua procura. Tendo em conta esta situação é sustentável a existência de quotas que limitam a produção de alimentos? Pagar para não produzir?
Ivan Duarte
O que será necessário o Estado fazer para que se aposte mais numa actividade que é tradicionalmente portuguesa e que por termos grandes conhecimentos na área, estamos a desperdiçar a possibilidade de nos afirmarmos no panorama internacional, por falta de avanço tecnológico?
Nuno Bastos
Quais devem ser as apostas estratégicas da agricultura portuguesa para o século XXI?
Nuno Pais
Como dinamizar o sector agrícola e das pescas sem subsídios? Portugal tem todas as condições para ser um dos maiores players da Europa e do Mundo no sector das pescas. Como podemos chegar a esse nível? A subsidiodependência é uma das causas do atraso, do abesentismo e do mau estado da agricultura? Como resolver?
Rita Ribeiro Marques
Enquanto ex-ministro das Pescas e da Agricultura, na sua opinião, qual tem sido o principal factor responsável pelo atraso no desenvolvimento de algumas áreas do sector agrícola português, apesar dos fundos comunitários sobejante concedidos ao nosso país? Obrigado
Vasco Galhofo
Acredita que a Agricultura ainda pode trazer algum grande benefício ao nosso país, ou deve Portugal centrar-se noutras áreas, reduzindo o volume de investimentos a Agro-Pecuária?
Vasco Galhofo
Entende que Portugal desperdiçou os apoios da CEE, tendo perdido assim uma boa oportunidade para hoje estar entre os melhores ao invés de estar entre os piores?
     

 

 

 

 

 
10.00 - Avaliação da UNIV 2008
12.00 Sessão de Encerramento da UNIV