PARTICIPANTES
 
 
 
  João Miguel Carvalho
26 anos
   
Grupo Bege
Distrito:
Braga
Concelho:
Braga
Hobbie:
Ler, praticar desporto (futebol, basquetebol)
Animal:
Macaco
Comida:
Feijoada à brasileira
Música:
Made in heaven, Queen
Livro:
Biografia de Afonso Henriques, de Freitas do Amaral
Filme:
Padrinho
Gostaria de Ser:
Presidente da Câmara Municipal de Guimarães
     
    Intervenções
   
Jantar-Conferência com o Dr. José Pacheco Pereira
A Europa no Mundo
Obama versus McCain
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Pedro Rodrigues
Após uma pergunta mais "light", falemos de coisas mais sérias. Após teres recentemente assumido a tua adesão ao campo dos que abertamente defendem a regionalização (bem vindo), poderá a JSD caso no partido vença a tese da DRa Manuela Ferreira Leite (contra a regionalização) continuar a assumir essa luta mesmo correndo o risco de entrar em oposição ao partido. Se sim, como?
Sou da opinião que o PSD deve desenvolver um debate sério e descomplexado sobre o modelo de desenvolvimento que queremos propor aos portugueses em 2009. Penso que no actual estádio em que o nosso país se encontra a Regionalização é uma resposta a ponderar nesse dominio.
Assumirmos as nossas convicções, mesmo que não correspondam às posições do partido, é a nossa obrigação e isso não significa de modo algum estar-se na oposição ao partido. Aliás devo dizer que rejeito claramente a ideia de oposição ao partido.
O partido deve combater os seus adversários e não combater-se a si próprio. A unidade do partido não se constroi na unicidade de pensamento mas sim na diversidade e na pluralidade de pontos de vista. Todavia, a pluralidade de opiniões obriga e impõe responsabilidade no seu exercício.
Dr. Pedro Rodrigues
Caro Pedro, tendo-se o nosso reitor Carlos Coelho (o "Carlos Queiroz" da politica portuguesa) referido ao grupo da UV como uma seleção nacional, queria saber se tu enquanto membro da sua "equipa tecnica" já vislumbras valores capazes de serem selecionados para a seleção A ?
Confesso que não só que já vi novos valores capazes de serem chamados à selecção A, como me parece que a selecção de esperanças esta preparada para fazer um jogo treino contra a selecção A.
Dr. Rui Rio
Considera que o Partido está no bom caminho para ganhar as eleições em 2009 ou irá ser necessária uma intervenção dos bombeiros? Será compatível neste momento numa CPN uma presidente anti-regionalização e um vice pró-regionalização? Como?
(Resposta conjunta ao tema Regionalização proposto por vários alunos)

Em 1998 votei contra a regionalização. Entretanto, adquiri experiências que me deram mais abertura para a questão. O País fechou-se ainda mais em torno de Lisboa, degradando a qualidade de vida da capital e perdendo, assim, oportunidades de desenvolvimento nas outras regiões.

Hoje, em matéria de desenvolvimento económico, a regionalização tem grandes vantagens.

Tenho, no entanto, ainda algumas dúvidas no que concerne à parte política. Em que medida não poderemos vir a enfraquecer ainda mais este depauperado regime, agravando a ingovernabilidade e a autoridade do Estado, quando forem eleitos líderes regionais que privilegiem o populismo e coloquem o interesse local acima do nacional?

É esta questão que também vai estar em debate no ciclo de conferências que a Câmara do Porto está a organizar. Um abraço a todos e muitos parabéns por mais uma excelente UV.
Dr. Alexandre Relvas
Com as sucessivas trocas de lideres, tendo afectado a operacionalidade do Instituto Sá Carneiro, existem hoje condições e tempo para ter um programa de governo pronto a tempo do terrível ciclo de eleições em 2009? Quanto ao discurso feito até agora pela Drª Manuela F. Leite já foi influenciado pelo Instituto Sá Carneiro?
 Miguel Relvas
Sente que a lei das áreas metropolitanas e comunidades urbanas, da qual foi autor e principal impulsionador, se tornou numa oportunidade perdida? Será a regionalização a única solução que resta para proceder à descentralização?
Dr. José Manuel Durão Barroso
Não seria benéfico para a União Europeia que de uma vez por todas se definisse uma única figura como representante da União perante o Mundo, uma vez que após o Tratado de Lisboa essa representação poderá ser feita pelo nosso presidente do Conselho Europeu, pelo presidente da Comissão Europeia ou pelo alto representante para os assuntos externos da União?
Dr. Pedro Passos Coelho
Com todos os meios e regras que hoje em dia se aplicam no discurso político, ainda existirá lugar para a espontaneidade e para a emoção nesse mesmo discurso? E para o improviso? Não será a imagem genuína que o Sr. Dr. transmite uma das suas principais vantagens?
 Vanessa Fernandes
Após a medalha olímpica o reconhecimento e atenção mediática de que é alvo duplicou, sendo que em tudo que advém disso é positivo. É possível a uma atleta que agora é, mais do que nunca, uma figura internacional, manter os hábitos de treino, o ritmo de trabalho e evitar que os resultados se ressintam?
     
    Achei Curioso
   
  • A popularidade e simpatia que o nosso colega Fausto Amaral (grupo bege) passou a granjear uma vez adoptado por todo a UV o seu novo "nome de guerra" ("pequeno Ribau")
  •      
         
        Ouvir Entrevista

     

     

     

     
    10.00 - Avaliação da UNIV 2008
    12.00 Sessão de Encerramento da UNIV