PARTICIPANTES
 
 
 
  Rafael Remondes
17 anos
   
Grupo Verde
Distrito:
Bragança
Concelho:
Bragança
Hobbie:
Internet
Animal:
Gato
Comida:
Francesinha
Música:
Under the bridge - Red Hot Chili Peppers
Livro:
Anjos e Demónios, de Dawn Brown
Filme:
Este País Não é Para Velhos
Gostaria de Ser:
Gestor de uma empresa conceituada
     
    Intervenções
   
Jantar-Conferência com o Dr. Pedro Passos Coelho
Obama versus McCain
Assembleia Extraordinária (apresentação dos trabalhos de grupo)
     
    Pergunta a ...
   
Dr. Pedro Rodrigues
Nesta Universidade de Verão foi estudado um trabalho sobre os jovens e a politica, chegando a conclusões e a medidas também.

Ora seria imporante o que é que a JSD deve fazer para chamar mais os jovens a politica, ou seja, que planos têm para contrariar o afastamento dos jovens da politica.

Portanto queria perguntar ao Pedro Rodrigues as melhores medidas que a JSD deve tomar para chamar os jovens para a politica.
Os jovens não revelam menores índices de participação cívica que os demais estratos da sociedade portuguesa. Aliás, é curioso que todos os estudos sociológicos que têm por objecto a análise do comportamento juvenil revelam que são os jovens que revelam maiores índices de participação cívica. São os que mais participam em associações cívicas, que mais se mobilizam em acções de voluntariados e os que mais se motivam por causas.

A nossa geração não está menos motivada para a participação política do que as gerações anteriores. Todavia, demonstram-se menos motivados do que outros estratos da sociedade para a participação partidária.

O mal, creio, está no funcionamento das organizações partidárias, no seu discurso e nas suas prioridades. Estas não correspondem às preocupações e prioridades da juventude portuguesa.

Nesse sentido, o grande desafio dos actores políticos, em especial da nossa geração, é reinventar os mecanismos de organização e participação dos jovens, de forma a potenciá-la. As necessidades, expectativas e os anseios da nossa geração são diferentes do passado. Os paradigmas mudaram: não são os mesmos de há 30 ou há 50 anos. Então se tudo mudou por que razão os partidos não mudaram a sua organização e interacção com os cidadãos?
Dr. José Manuel Durão Barroso
Considerando o recente conflito na Cáucaso e a recente tomada de posição da Rússia, qual a forma mais diplomática de agir?
E considerando isso, qual neste momento a relevância e o poderio político-económico que a Europa ou os países europeus detêm?
Prof.Dr. João de Deus Pinheiro
Considerando o possível falhanço do Tratado de Lisboa, qual é para o Professor a alternativa viável ao Tratado de Lisboa. Se não acha um Tratado falhado, de que forma contribui para uma Europa melhor?
Dra. Leonor Beleza
O sistema nacional de saúde foi recentemente remodelado, concorda com a forma como foi feita essa remodelação? De que forma os hospitais privados podem também fazer parte do SNS com uma cooperação com o Estado?
Dr. Rui Rio
Tem sido constantemente e principalmente em períodos de instabilidade do PSD apontado quer pela comunicação social, quer por membros do próprio partido , quer por outras pessoas não ligadas à politica activa como sendo a pessoa indicada para assumir a liderança do partido. No entanto tem-se demarcado sempre dessa missão, não encabeçando uma candidatura liderança do partido e por isso acho relevante perguntar-lhe se está nos seus horizontes futuros, nos seus objectivos ser um dia líder do PSD e por isso primeiro-ministro?
     
    Achei Curioso
   
  • A simulação da conferencia de imprenssa. Colocando a nossa capacidade de improvisação a prova e a capacidade de dar a volta a questão. Também a nossa capacidade de expor argumentos e transmitir aos outros as nossas ideias da melhor forma.
  •      
         
        Ouvir Entrevista

     

     

     

     
    10.00 - Avaliação da UNIV 2008
    12.00 Sessão de Encerramento da UNIV